CARACTERIZAÇÃO ATUAL


IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO


Denominação: Associação Aracajuana de Beneficência

Nome Fantasia: Hospital Santa Isabel

Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ): 13.025.507/0001-41

Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES): 0002232

Inscrição Municipal nº: 000478-6

Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS): Portaria nº 1.962 de 17 de dezembro de 2018 

Endereço: Avenida Simeão Sobral, 1312, Dezoito do Forte, Aracaju/SE, CEP: 49.072-720

Telefone: (79) 3212-4900


 

 A INSTITUIÇÃO


A Associação Aracajuana de Beneficência (AAB), entidade privada, sem fins lucrativos, atua na assistência à saúde há mais de um século, sendo reconhecida como de “utilidade pública” pelo Decreto Federal nº 64.212 de 18/03/1969, pela Lei nº 5.570 de 12/01/2005 do Estado de Sergipe e pela Lei nº 2.590 de 08/01/1998 do município de Aracaju/SE, possui título de filantropia, estando devidamente registrada no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde – CNES.


Segundo o Estatuto Social a instituição tem por objetivo o exercício da caridade e da misericórdia, para assistência aos enfermos, idosos, inválidos e desamparados, onde possam ser socorridos e tratados indivíduos de todas as classes sociais, cujo tratamento seja custeado pelo Sistema Único de Saúde-SUS, receita própria, entidade da administração pública que o substitua, Administração Privada, Saúde Suplementar ou Particular, mediante contrato/convênios ou outro instrumento congênere, através da manutenção de hospitais, e todas as unidades mantidas pela Associação e serviços correlatos, mantendo para tanto as seguintes unidades, dentre outras que poderá vir a criar, desde que para atingir seus fins: I - Hospital Santa Isabel; II - Maternidade Dr. João Firpo; III - Centro de Estudos Dr. Carlos Firpo; IV - Ambulatório Santa Isabel; V - Hospital Infantil Dr. José Machado de Souza; VI - Cemitério Santa Isabel; VII - Cemitério Cruz Vermelha (Art. 1º do Estatuto).


A entidade tem por missão “oferecer serviços de excelência em saúde, prestando assistência qualificada no atendimento materno-infantil e cirurgia geral, utilizando-se da ética e da humanização, direcionados à promoção da vida e à satisfação do paciente” sendo, portanto, “referência no atendimento materno-infantil e cirurgia geral, com enfoque em ginecologia no Estado de Sergipe e regiões circunvizinhas”.


Atualmente, no desenho da Rede de Saúde, a unidade é integrante do Hospital Horizontal de Aracaju/SE, fazendo parte de diversas estratégias e programas do Ministério da Saúde, a saber:  Contratualização de Hospitais Filantrópicos, Rede Cegonha, Rede de Urgência e Emergência (qualificado como Hospital Especializado Tipo I), Apice On, Qualineo, Amigo da Criança e da Mulher. Possui residência médica nas especialidades de cirurgia geral, pediatria, neonatologia, ginecologia/obstetrícia, anestesiologia, medicina da família e comunidade.  Tendo como cliente principal o Sistema Único de Saúde - SUS.